segunda-feira, 30 de maio de 2016

Coesão e Coerência

 Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Para compreender um pouco melhor os conceitos de coerência textual e de coesão textual, e também para distingui-los, vejamos:
                                  

                                   
  O que é coesão textual?

Quando falamos de coesão textual, falamos a respeito dos mecanismos lingüísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, vejamos:

  As referências e as reiterações:

Este tipo de coesão acontece quando um termo faz referência a outro dentro do texto. Quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela alguma relação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora.
São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego “anaphorá” e do latim “anaphora”. Designa-se ANÁFORA (não confundir com a figura de linguagem de mesmo nome) o termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.
Exemplos:

Ana comprou um cão. O animal já conhece todos os cantos da casa.
(O termo “o animal” faz referência ao termo antecedente “o cão”)

A sala de aula está degradada. As carteiras estão todas riscadas.
(O termo “as carteiras” é compreendido mediante a compreensão do termo anterior “sala de aula”)

Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subseqüente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.

Exemplos:
A irmã olhou-o e disse: - João estás com um ar cansado.
(O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se refere quando se chega ao termo de referência.)

As substituições lexicais (elementos que fazem a coesão lexical):

Este tipo de coesão acontece quando um termo é substituído por outro dentro do texto, estabelecendo com ele uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, ou mesmo quando há repetição da mesma unidade lexical (mesma palavra).

Os conectores (elementos que fazem a coesão interfásica):

Estes elementos coesivos estabelecem as relações de dependência e ligação entre os termos, ou seja, são conjunções, preposições e advérbios conectivos.

 A correlação dos verbos (coesão temporal e aspectual):

Consiste na correta utilização dos tempos verbais, ordenando assim os acontecimentos de uma forma lógica e linear, que irá permitir a compreensão da sequência dos mesmos.



O que é coerência textual?

   Quando falamos em COERÊNCIA textual, falamos acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. É o caso do exemplo abaixo:

" As ruas estão molhadas porque não choveu"

Podemos entender melhor a coerência compreendendo os seus 4 princípios básicos:

Princípio da Não Contradição: 
Em um texto são se pode ter situações ou idéias que se contradizem entre si, ou seja, que quebram a lógica.

A Continuidade: 
Diz respeito à necessária retomada de elementos no decorrer do texto. Retomada de conceitos, de ideias.

 Progressão: é preciso que o texto apresente novas informações a propósito dos elementos retomados. São esses acréscimos semânticos que fazem o sentido do texto progredir.

A Articulação: Refere-se à maneira como os fatos e conceitos apresentados no texto se encadeiam como se organizam em relação aos outros.




  • Recomendações para garantir a coesão:

- Estruture o texto numa sequência lógica;

- Estabeleça frases e entre os parágrafos;

- Faça uma revisão do texto: se houver necessidade, remanipule suas partes para tornar o conjunto inteligível;


1. Apresentar a ideia.

2. Argumentar, explicar, exemplificar.

3. Concluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário