Ao falar de semiótica é fundamental entender antecipadamente sobre linguagem em sua concepção geral. Linguagem é a capacidade de nos comunicar e essa comunicação se dá através de toda e qualquer forma de expressão. Dentro desta “toda e qualquer forma” conseguimos encontrar os signos.
Os signos são elementos representativos em comum entre o locutor e o receptor (escrita, fala, imagens, sons, performance corporal e etc.), ou seja, é tudo que nos faz lembrar de algo e que é perceptível aos nossos sentidos. Para Lúcia Santanella, signo é “coisa que representa outra coisa”.
O signo é o elemento de estudo da semiótica visualizado por ela como fenômenos. A semiótica em sua definição é a ciência que estuda os signos, ou seja, a ciência geral de todas as linguagens estudando os meios pelo qual o homem se comunica. Ela nos ajuda a ler o mundo, compreendendo a realidade a nossa volta através de todas as formas de comunicação.
Pierce, um estudioso e filho de estudiosos dedicou-se à semiótica, que hoje leva seu nome, definindo o signo como triádico, constituído de três partes:
- Representamen: é a face do signo imediatamente perceptível, fazendo parte da primeiridade.
- Objeto: é a experiência, o existencial. É a fase que o interpretante envia o signo em um processo de semiose (= significação).
- Interpretante: é o signo mediador do pensamento terceiridade. Uma síntese intelectual correspondente a camada da inteligibilidade de pensamentos em signos. Ou seja, é o que é criado na mente daquele que observa o signo, o significado do representado.
Ø ICONICIDADE/PRIMEIRIDADE: sentido literal das palavras.
Ø SECUNDIDADE: Relações contextuais.
Ø TERCEIRIDADE: Significação real/sentido do texto.
Além disso, Pierce estudou as relações entre objeto e interpretante e a chamou de tricotomia. Ela é conhecida como a relação entre o signo com o objeto determinado que o signo pode ser:
Ø Ícone: Relação de lembrança. Ex: Nuvens em formato de coelhinho me recordam o animal ou algo relacionado a ele.
Ø Índice: O signo tem relação direta com o objeto. Indica algo que aconteceu ou vai acontecer.
Ex: Pegadas na areia indicam que alguém passou por ali.
Ø Símbolo: Signo tem uma relação convencionada ao objeto retratado.
Assista o vídeo a seguir que explica de forma sucinta a Semiótica de Peirce.
Obs.: O video não é de nossa autoria.
O Blog está muito bom.
ResponderExcluirGostei das postagens.
Abraços.
Profª Monique.