quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Divisões na Linguística

1. Semiologia (Ferdinand de Saussure, Pierce): É uma ciência que estuda todos os sistemas de signos na vida social.
O termo tende a ser usado como sinônimo de semiótica  embora especialistas façam algumas distinções entre ambos.
Pode-se dizer que a semiologia trata de todos os estudos relacionados com a análise dos signos, quer linguísticos (vinculados à semântica e à escrita) quer semióticos (signos humanos e da natureza).

2. Cognitiva: É uma abordagem do estudo da língua, que baseia-se na percepção e conceitualização humana do mundo, ou seja predominam os estudos sobre a semântica e os significados ao invés dos estudos da gramática e a descrição da língua.


3. Gerativa (Noam Chomsky): A função dessa gramática não é ditar regras, mas envolver todas e apenas as frases gramaticais, ou seja, as que pertencem a língua. É assim que surge a gramática gerativa de Noam Chomsky, Gerativo (gerar, criar frases), porque permite a partir de um número limitado de regras, gerar um número infinito de sequências.

4. Diacrônica (histórica): É a linguística que estuda o desenvolvimento histórico de uma língua, como ela surgiu, quais línguas influenciaram sua estrutura e uso, as mudanças que sofreu ao longo do tempo e o porquê dessas mudanças.


5. Comparativo: A gramática comparada constitui-se no final do século XIX, a partir dos trabalhos de Franz Bopp. Caracterizou-se pela utilização do método comparativo, que consiste em comparar formas semelhantes de línguas consideradas como sendo da mesma família de línguas.

A linguística comparada, tem como objetivo estabelecer correspondências entre línguas, para poder estabelecer suas relações de parentesco.

6. Sociolinguística: É o ramo da linguística que estuda a relação entre língua e a sociedade. É o estudo descritivo do efeito de qualquer e todos os aspectos da sociedade, incluindo as normas culturais, expectativas e contextos, na maneira como a linguagem é  usada, e os efeitos do uso da linguagem na sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário